domingo, 3 de maio de 2009

Reflexão: "Desejos para seu país"

Olá, queridos alunos,envio as reflexões feitas pelos colegas.

Angelo

DESEJOS PARA MEU PAÍS: VENEZUELA

Para meu país, Venezuela, eu desejo que seja um país melhor. Desejo que não tenha gente com fome. Tomara que seja um país onde o povo inteiro tenha trabalho. Eu quero um país sem violência e sem pobreza.
Eu espero que meu país algum dia seja um país diferente, onde todo mundo possa viver melhor e sem problemas.
Eu peço ao povo da Venezuela e às pessoas que dirigem as políticas do país que colaborem para que o país mude e para que todos os venezuelanos tenham orgulho de morar e sentir a Venezuela como uma pátria grande.

Ludger

O que você deseja para seu país?

A Bolívia é o país mais pobre da América do Sul e sempre teve os piores políticos, cujas decisões e erros contínuos fizeram com que o país ficasse pior. Eu espero que, algum dia, meu país tenha melhores políticos, que executem projetos para a sociedade inteira da Bolívia.
Eu desejo que na Bolívia não exista racismo das pessoas de pele branca contra os índios e também não exista racismo dos índios contra as pessoas de pele branca. Nos últimos anos, a gente observa que o país está dividido pelas diferenças raciais e pela condição econômica. Receio que no futuro exista uma guerra civil na Bolívia.
Eu sinto um país muito problemático, onde as pessoas desejam o mal às pessoas de seu mesmo país. Eu desejo que as pessoas desejem o bem para si mesmas, sem a necessidade de desejar o mal ao resto das pessoas.
Eu desejo que os ministros vejam que é importante fazer investimentos energéticos na Bolívia. Eu vejo que, há 20 anos, não se investe dinheiro em projetos energéticos hidrelétricos. Receio que no futuro as pessoas não tenham energia em suas casas. Desejo que os políticos sejam mais estudiosos da Ciência e profissionais.
Também desejo que se invista muito mais em programas de desenvolvimento tecnológico e científico. Isto permitirá melhorar a capacidade de transformar os recursos naturais da Bolívia em produtos de consumo próprio e de exportação. Tomara que se possa escutar sobre programas atrativos de pesquisa na Bolívia para os países limítrofes.
Eu percebo que as atuais políticas não favorecem os pobres, porque eles estão em situação igual ou pior que antes. A única coisa que mudou na Bolívia é que os chamados empresários ricos não estão mais ricos. Agora eles não têm capacidade de investimento e não têm capacidade de dar emprego aos demais. Eu desejo que as políticas mudem para atrair maiores investimentos nacionais e internacionais.
Eu desejo que os bolivianos tenham melhores condições para comer, viver e desfrutar a vida. Que sejam mais otimistas e sonhadores. Eu estimo que eles viajem para fora do país para ver que a vida é melhor do que eles acreditam. Tomara que eles se formem para retornar à Bolívia e ajudar um pouco mais o povo doente.

Nathalia

Se eu pudesse mudar alguma coisa em meu país, seria acabar com a violência que tanto dano há feito.
A violência ocorre na Colômbia desde 1964. É uma Guerra Civil entre as Forças Armadas Revolucionárias (as FARC), que primam por um governo de esquerda, e grupos conservadores.
Em resposta à pressão dos Estados Unidos ao governo e exército colombiano – pela eliminação de um grupo esquerdista –, Manuel Marulanda Vélez iniciou o movimento das FARC, pela criação do estado marxista.
Meu país tem muitos lugares bonitinhos. É um país privilegiado por sua localização geográfica, banhada por dois oceanos, o Atlântico e o Pacífico. Tem uma diversidade de climas e regiões geográficas – desertos, Paramos, regiões vulcanizadas, planaltos, zonas arqueológicas, selvas. A violência, porém, não permite que as pessoas viajem com segurança para conhecer todo o país.
Nos últimos anos, a situação melhorou, mas ainda falta muito para que os colombianos vivam tranquilos em um país tão maravilhoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário