domingo, 3 de maio de 2009

Tarefa 4: "Reclamação"

Olá, queridos alunos, envio os textos dos colegas.



Brasília, 25 de Abril de 2009.

Para: Correio Braziliense
De: Angelo Guccione
Assunto: Carta de Reclamação do meu ambiente de estudo.

Prezados senhores,
Faço um registro de reclamações, junto a alunos, de unidades do PEPPFOL - UnB, referindo-se aos banheiros em deplorável estado, às instalações das salas de aulas e à manutenção dos aparelhos de ar condicionado; toda uma conjuntura de problemas que traz, para os alunos e para os professores, desconforto no horário das aulas na UnB.
Seria, talvez, aconselhável que as autoridades da UnB fizessem um reestudo de manutenção para resolver esses problemas.
Certos de estarmos contribuindo para o êxito do novo e promissor empreendimento no PEPPFOL - UnB,
Atenciosamente,
Angelo Guccione Salas
Aluno do Curso de Português do nível Intermediário Hispano.



Brasília, 1° de maio de 2009.
Aos queridos professores da Universidade de Brasília,

Em princípio, eu desejo os melhores êxitos a todos os trabalhadores do Brasil pelo dia em que se recorda o grito de liberdade da classe trabalhadora.
Prezados professores,
neste comunicado, eu desejo refletir com todos aqueles que dão aulas com base em algum livro de ensino.
Devem recordar que um livro de ensino é um resultado de trabalho de muitos anos, em que os autores fazem cada capítulo segundo um esquema de aprendizagem estabelecido. Muitas vezes, o esquema de aprendizagem foi testado com muitos alunos em diferentes oportunidades, sob diferentes circunstâncias e idades, com o objetivo de que se obtivesse o melhor dos resultados.
Deste modo, eu pediria, sob sua reflexão, que, na medida do possível, evite-se alterar a ordem e a seqüência de ensino de todos os capítulos do livro usado. Por exemplo, evite-se omitir leituras, omitir exercícios de audição e omitir tarefas exigidas no livro. Além disso, reflito se é necessário aumentar temas e tarefas adicionais aos expostos no livro. Também acho importante refletir sobre a invenção de atividades esquisitas, que podem, algumas vezes, só fazer perder o tempo dos nossos alunos. Os bons resultados destas atividades, geralmente, são difíceis de se verificar. Sugiro que se consulte o livro dos professores, em que se estabelecem todas as possíveis atividades desenhadas para o livro. Lá encontrarão boas dicas de ensino.
Recordem-se, porém, e reflitam também que suas boas imaginações para o ensino são muito bem-vindas, ainda. Eu tenho certeza de que, muitas vezes, elas melhoraram a eficácia de aprendizagem dos alunos; por isso é que estamos nas melhores universidades do país.

Atenciosamente e parabéns para todos,
LSB,
Chefe do programa de ensino superior



Brasília, 25 de Abril de 2009.
Senhores do PEPPFOL,
Nós, estudantes da UnB, estamos muito indignados com a falta de limpeza em nossa universidade.
Todos os dias encontramos os banheiros sujos, papéis no chão, os andares cheios de lixo, lama por todos os lugares.
A gente considera que estas não são condições saudáveis para estudar. Devem pensar que a gente passa a maioria do tempo na universidade e que necessitamos ter as condições mínimas de salubridade.
Além disso, faz falta na universidade um local onde se possa comprar frutas, pois todas as comidas que se vendem na universidade, a maioria, são só doces e gorduras. Necessitamos um lugar onde só se vendam frutas, saladas, para ter uma alimentação mais balanceada.
Quando a gente tem fome durante a tarde, só tem a opção de comer doces ou salgados cheios de farinha e carboidratos, muito nocivos a nossa saúde.
Espero que considerem minhas sugestões.

Atenciosamente,
Nathalia Jimenez Laverde

Nenhum comentário:

Postar um comentário